Hora de partir para viver novos horizontes. Por Cecília Galli.

Hora de partir para viver novos horizontes. Por Cecília Galli.
12/09/2017 Link

Queridos alunos

Chegou a tão esperada hora de partir! Tantos preparativos, perguntas, expectativas… Nas conversas com vocês, com seus pais, muitas dúvidas foram sendo esclarecidas: qual ano do ensino médio é melhor? Primeiro ou segundo semestre? Ficar 1 ano ou 6 meses? Como fica a escola na volta?

Mais que dar resposta, conversamos sobre os prós e contras de cada alternativa, sempre pensando no perfil de cada aluno e também, considerando a orientação das escolas aqui no Brasil. Tomada a decisão de ir outra questão: Qual o melhor país, cidade e escola?

Giuly Real e sua host mother Squamish, Canada.

Procuramos oferecer a vocês e suas famílias o maior número de certezas possível: como é a cidade e a escola, e até conseguir famílias que já hospedaram alunos da Link no passado e foram bem avaliadas. Trabalhamos há vários anos com a maioria das escolas e visitamos muitas delas.

Porém acreditamos a melhor escolha vai depender das particularidades de cada um. A personalidade, os interesses e projetos de futuro vão ajudar na escolha do país e no tipo de escola. As matérias que querem estudar, os esportes que praticam, os diferentes interessem como artes, música e até mesmo o futuro profissional, são importantes para esta escolha. Na maioria dos países os jovens permanecem na escola a maior parte do tempo e lá também fazem suas atividades extracurriculares como esporte (nos times e campeonatos) , nos grupos de teatro, bandas de música, enfim… Por isto esta escolha é muito importante!

Finalmente, depois de ter escolhido o país e a escola, surge outra dúvida: e se houver um problema com a família?

Vários pais já ouviram experiências negativas de casas de família e este é um ponto importante do nosso trabalho. Escolhemos apenas os programas de High School onde os responsáveis pelos programas têm contato direto conosco e moram na mesma cidade do aluno logo podemos sempre dizer: Se houver problema, garantimos que resolvemos!

Tudo resolvido fazemos nossas reuniões para falarmos das expectativas, medos, regras, diferenças culturais, e compartilhar casos e experiências passadas. Questões práticas sobre dinheiro, bagagem etc. Finalmente chega a hora de partir para os seus destinos: Alemanha, Austrália, Canadá, Inglaterra, Espanha, Suíça.

Nós aqui da Link esperamos que esta experiência seja incrível e que todos aproveitem o máximo possível. Seremos o seu suporte para o que for preciso. Estamos acompanhando vocês e suas famílias nesta jornada. Aqui o intercâmbio começa na primeira entrevista e acaba apenas quando o estudante volta para casa! Quando já recebemos notícias de suas famílias por aqui: chegaram bem e estão felizes!

Para quem quer fazer um intercâmbio no ano que vem chegou a hora de começar a se mexer e procurar o seu destino! Estamos a disposição para te ajudar no que for preciso!

Até a volta turma!

Cecília Galli
Diretora dos
programas de
High School.